Rodap emite comunicado assumindo redução de 70% na demanda de coletivos e que não há mais controle dos Horários


O que já é ruim, pode ficar muito pior! Como já anunciamos anteriormente, as linhas da cidade estão atuando com horários de Domingo. Houve redução de 50% no salário dos colaboradores da empresa e na mesma proporção da jornada de trabalho. Ambas as afirmações denunciadas pelo Vitrine há alguns dias foram confirmadas através de comunicado emitido através do Instagram da Rodap.

O Grupo Rodap Emitiu um "Comunicado Oficial" há cerca de uma semana, confirmando as informações divulgadas pelo Vitrine com exclusividade nos dias 25 e 26 de Março. Na época apresentamos um documento, que segundo testemunhas ouvidas por este colunista, foram obrigados a assinar, onde era proposto a redução dos salários dos colaboradores com redução de 50% na jornada de trabalho. O profissional que nos apresentou o documento, tirou uma foto do mesmo antes de assinar. Segundo ele a ação foi proposta a todos os colaboradores da empresa.

Segundo a Nota, as reduções (jornada de trabalho e salários), foi "necessário diante do cenário econômico e reflexos no dia a dia instaurado após o surgimento do Coronavírus". Segundo a empresa, "tal medida fez-se necessária justamente para a manutenção do emprego de nossas equipes, em um momento que diversas empresas do setor optaram pela demissão".

Na contramão do que diz os usuários no dia dia ao utilizarem o serviço de transporte coletivo urbano ofertado pela Rodap no Município de Santa Luzia e na Região Metropolitana de BH, e às constantes denúncias veiculadas nos mais diversos canais informativos da cidade, a concessionária afirmou que os comentários divergem do posicionamento da empresa perante o cliente e que Canais tem noticiado, sem consultar a empresa ou confirmar suas fontes:

"Temos acompanhado diariamente pelas redes sociais e portais de notícias do município comentários que divergem do posicionamento da empresa perante o cliente, bem como as tratativas que temos dado às questões de prevenção ao contágio do Coronavírus. Estamos e sempre estivemos à disposição da imprensa e de nossos clientes para esclarecer dúvidas e receber críticas e sugestões. Não seria diferente neste momento em que todas as esferas da sociedade deveriam se unir para que, juntos, consigamos passar por este momento tão difícil. Deste modo, e mediante as notícias incoerentes que têm sido divulgadas sem confirmação da informação e das fontes"

Confira abaixo a nota na integra emitida pela Assessoria de Comunicação da Rodap nas Redes Sociais:



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PARTE 1/3 É de conhecimento de todos que estamos vivendo um momento de pandemia mundial do Coronavírus e que a atenção deve ser redobrada para as medidas preventivas ao contágio generalizado. Este não é o momento de espalhar notícias incoerentes, de alarmar e/ou causar pavor nas pessoas. Precisamos ir na contramão disso. Espalhar notícias verdadeiras, mensagens de utilidade pública e de afeto. Como já informado em notas emitidas anteriormente, estamos trabalhando para que a prestação de serviço em transporte coletivo ocorra dentro das recomendações de segurança. Nossos esforços estão concentrados para garantir que os clientes que necessitam do transporte coletivo possam transitar de maneira ágil e segura. No momento atual, considerando as restrições de circulação e considerável redução de demanda que gira em torno de 70%, todas as linhas municipais e metropolitanas estão operando com quadros de horários especiais que são remanejados de acordo com a demanda apresentada por cada linha e de acordo com as medidas de segurança que precisam ser adotadas no momento. Esta é uma decisão que tem como objetivo garantir o atendimento à demanda real. Os ajustes nos quadros de horários estão ocorrendo ao longo do dia para suprir a demanda, que tem sido bem diferente dia após dia em virtude de escalas de trabalho da população, bem como à adesão gradativa ao isolamento social. Reiteramos novamente que a demanda de cada linha está sendo monitorada em tempo real por nossas equipes e as alterações de quadros de horários ocorrem com o intuito de suprir a necessidade apresentada. Por este motivo, não é possível informar precisamente se o quadro de horários é de dia atípico, sábado ou domingo. Por este motivo e, para garantir o acesso de todos à informação mais atualizada dos quadros de horário, temos pedido aos nossos clientes que acompanhem a previsão das viagens pelo aplicativo OTIMO APP.
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PARTE 2/3 Temos acompanhado diariamente pelas redes sociais e portais de notícias do município comentários que divergem do posicionamento da empresa perante o cliente, bem como as tratativas que temos dado às questões de prevenção ao contágio do Coronavírus. Estamos e sempre estivemos à disposição da imprensa e de nossos clientes para esclarecer dúvidas e receber críticas e sugestões. Não seria diferente neste momento em que todas as esferas da sociedade deveriam se unir para que, juntos, consigamos passar por este momento tão difícil. Deste modo, e mediante as notícias incoerentes que têm sido divulgadas sem confirmação da informação e das fontes, reiteramos que: • Como informado no início desta nota, a previsibilidade de partidas das linhas deve ser acompanhado pelo OTIMOAPP, garantindo assim informação mais atualizada; • O dimensionamento de viagens e quantidade de carros está sendo medida diariamente e em tempo real por nossas equipes para atendimento da população da melhor maneira possível. Além disso, a operação em transporte coletivo é acompanhada pelos órgãos Gestores. • O dimensionamento temporário das escalas de trabalho das equipes de funcionários da empresa, tanto operação como administrativo, foi necessário diante do cenário econômico e reflexos no dia a dia instaurado após o surgimento do Coronavírus; Diferente do que foi divulgado por alguns veículos da imprensa, tal medida fez-se necessária justamente para a manutenção do emprego de nossas equipes, em um momento que diversas empresas do setor optaram pela demissão; • Nossas equipes receberam todas as orientações oficiais para prevenção ao contágio do Coronavírus, dentre elas, a necessidade de higienização das mãos, utilização de álcool gel e para evitar contato próximo com outras pessoas. Além disso, para garantir a segurança de todos os funcionários foram definidos em documento de uso interno da empresa protocolos e medidas de segurança para prevenção (higienização dos carros, prédios e dos próprios funcionários) e tratativas para os casos em que algum funcionário apresentar quadro de gripe ou qualquer sintoma relacionado.
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Má Prestação do Serviço

No dia 19, o Vitrine questionou a Seinfra e ao SETOP alterações nos quadros de horários do BRT/MOVE nas linhas operadas e gerenciadas pela Rodap. O Seinfra enviou nota ao Colunista Daniel Carlos informando não ter autorizado nenhuma modificação ou alteração no fluxo de carros no terminal. O mesmo foi informado pelo SETOP. Ainda no artigo, mostramos que painéis do Terminal foram apagados antes das viagens, dificultando assim o acompanhamento pelo cidadão dos horários. Os painéis permaneceram apagados, segundo usuários, por dois dias.


Apesar do anúncio da empresa de que a manutenção esteja em dia, ontem, dia 06, um coletivo da linha 415 quebrou no Bairro São benedito, deixando usuários irritados. Nesta terça-feira 07, pela manhã, outro coletivo, desta vez da linha alimentadora 4415, quebrou no Bairro Conjunto Cristina.


Segundo o informativo "Santa Luzia Já" haviam dezenas de pessoas no coletivo, incluindo cadeirantes e idosos. A situação tem se repetido com frequência na cidade.


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