O que é SEO e como Funcionam as Palavras-Chave


A maioria das informações encontradas na web é encontrada através de motores de busca, como você pode saber. 


Os três principais são Google (o número 1, de longe), Yahoo (o número 2) e o MSN (distante, o número 3).
SEO significa "search engine optimization", do inglês para português: Otimização para sites de busca.

Já que o maior é o Google, as estratégias aqui irão se concentrar no que faz o Google escolher a sua página da web para estar no topo dos resultados (e como tirar proveito do enorme tráfego que isto pode lhe proporcionar).
As técnicas que você irá aprender aqui são chamadas de SEO "white-hat", ou otimização segura. No passado, muitas pessoas que pensavam que tinham enganado os mecanismos de busca acabaram perdendo suas classificações de páginas e muito do seu tráfego.

Em um caso, um comerciante da Internet tinha muitos sites de nicho e todos usaram técnicas do"black-hat" (ilegais) que foram desativadas em uma nova atualização do algoritmo do Google. Isso resultou na perda de seu valor total de US$20,000 por mês de renda, em apenas um ou dois dias.

Você, obviamente, não gostaria de colocar tanto esforço para, em seguida, perder os seus resultados porque você fez algo que o Google não gostou.

Tal como acontece com muitas outras atividades relacionadas à venda de coisas online, o SEO começa com palavras-chave. A mesma pesquisa de palavras-chave que você faz para o marketing de artigo e publicidade "pay-per-click", aplica-se ao SEO também. Para mais detalhes sobre a pesquisa de palavras-chave, verifique o artigo de palavras-chave.

Se você tem um novo site, você será penalizado automaticamente pelo Google (isso é chamado de "caixa de areia" do Google), porque quanto mais um site estiver colocado (em boa posição no Google), mais o Google valoriza. O raciocínio é que apenas pessoas sérias a respeito da web é que vão querer manter um site por determinado número de anos. Uma forma de ultrapassar este problema é rapidamente estabelecer alguns links de alta qualidade para o seu site.

A primeira coisa que você quer fazer é encontrar a principal frase de palavra-chave do tráfego, para a sua estratégia de longo prazo e outras palavras-chave longas, para a sua estratégia funcionar.
Tente obter esta principal frase de palavra-chave de tráfego no nome do seu domínio. Se, por exemplo, você não consegue obter o nome de domínio "roubo de identidade" (não muito provável), então tente adicionar palavras a ele até chegar ao nome que você quiser. Você pode também adicionar palavras como "um/uma", "o/a".

Por exemplo, você poderá conseguir o "oroubodeidentidade.com", que não seria um nome ruim. A razão pela qual você deseja que as principais palavras-chave no nome de domínio é realmente um pouco complicada e um pouco de conceito avançado.

Geralmente, é melhor obter um nome .com, ao invés de qualquer outra escolha. Outra opção é encontrar um nome de domínio mais genérico que possa trabalhar para quase qualquer produto ou serviço (como Yahoo, por exemplo). Você também pode usar o seu próprio nome como nome do seu domínio, que é uma forma de você se autopromover e não uma má idéia, caso você pretenda trabalhar online por um longo tempo.

A primeira coisa que você deve fazer é encontrar uma frase-chave principal de tráfego para a sua estratégia de longo prazo... De qualquer forma, vamos supor que você encontrou algumas frases de palavras-chave longas menos competitivas. Faça uma pesquisa no Google sobre as palavras-chave com citações em cada extremidade, como esta: "roubo de identidade". O Google irá lhe fornecer os resultados correspondentes exatos e sua real concorrência.

No entanto, isto significa que muitos sites que são mostrados na seção de concorrência da página (lado direito em direção ao topo) possui exatamente a mesma palavra-chave que você possui. De preferência, você quer que haja menos de 50.000 páginas concorrentes - na verdade, quanto menos melhor - de preferência, você deve ter menos de 10.000.

Aqui está um exemplo de uma pesquisa por palavra-chave média. Digamos que você está à procura de um médico. Se você digitar a palavra "médico", você poderá encontrar todos os tipos de informações, mas provavelmente não terá os nomes de médicos locais (como exemplo, digamos, área de Curitiba). Um simples refinamento, então, seria digitar "médico curitiba." Isto, mais que provavelmente resultaria numa lista de médicos em Curitiba.

Aqui estão os resultados reais para o termo "médicos". Houve muito mais resultados para este termo (Resultados 1 - 10 de cerca de 169.000.000 para médicos) do que para "médicos curitiba" (Resultados 1 - 10 de cerca de 934.000 para médicos curitiba).
Ainda assim, estes termos têm de longe muita concorrência para que você possa competir de forma eficaz, para chegar ao topo dos resultados de busca. Portanto, se você estava procurando palavras-chave com estes termos, você precisaria ter olhado mais para os menos competitivos.


Postar um comentário

0 Comentários