Número de casos confirmados de Coronavirus devem subir após chegada de Kits. Prioridade são cidades com mais de 500 mil habitantes


Os casos confirmados de coronavírus devem subir consideravelmente nas próximas semanas. Atualmente, apenas pacientes internados em estado grave e profissionais da saúde, detentos e idosos com sintomas são submetidos ao exame específico para a doença, informou o secretário de Saúde de Minas, Carlos Eduardo Amaral.

A restrição se deve à falta de kits para todas as pessoas - uma realidade em todo o mundo, destacam as autoridades. Porém, a testagem é uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para conter o avanço da Covid-19.

De acordo com a entidade internacional, é preciso saber quem está infectado, na tentativa de barrar a disseminação do vírus com medidas como isolamento.

No Brasil, a chegada dos testes rápidos, que vêm sendo aprovados nos últimos dias pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deve elevar as confirmações. Até o momento, nove deles foram autorizados.

O exame poderá ser feito pelo próprio profissional de saúde, a partir da coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo do paciente. A promessa das fabricantes é o diagnóstico em até 15 minutos.

Segundo Carlos Eduardo Amaral, o Ministério da Saúde deve receber 10 milhões de unidades nos próximos dias. Em seguida, a distribuição será feita aos estados. Ainda não se sabe a quantidade a ser destinada a Minas Gerais.

Postar um comentário

0 Comentários