Tudo sobre palavras-chave: Quais são as palavras mais buscadas no Google


Pesquisa De Palavras-Chave
Agora que você sabe o que são as palavras-chaves (keywords), você tem que aprender como achá-las para usá-las em seus sites e posts. Esse será um artigo explicando uma das ferramentas para isto e agora envolverá uma parte um pouco mais técnica. Muita gente faz sem consultar ferramentas e sem uma análise mais criteriosa do processo, o que você também pode fazer.

Quais são as palavras mais buscadas no Google?

Para respondermos a esta questão e descobrirmos como usar as keywords no Google, primeiramente precisamos acessar o site do Google Adwords Keyword Tool. Recomendo que lá você já registre uma conta pois assim você terá acesso a mais resultados e não precisará ficar digitando o captcha toda vez que entrar no site. Até porque se não registrar você não tem acesso a todos dados que precisamos e ficará mais difícil aprender a usar o adwords tool.

Lá você verá um espaço como na figura abaixo para digitar a sua palavra-chave. Comece digitando uma palavra-chave bem genérica para ver o que aparece. No exemplo abaixo, utilizei a palavra-chave "geladeira" para ver o que aparece.


* Nota: verifique se a opção de "Locais: Brasil" e "Idiomas: Português" estão marcadas.
Após os resultados aparecerem na tela abaixo, vá até a barra lateral esquerda, desmarque a opção "Ampla" e marque a opção "[Exata]". Se acostume a usar esta opção pois ela lhe trará resultados mais precisos.

Filtrando as palavras-chaves no Google Adwords Keyword Tool

Agora você verá que na tela abaixo mostrará alguns resultados de palavras-chaves que as pessoas digitam no Google bem como algumas informações sobre a mesma.
Para analisarmos as palavras-chaves, eu recomendo que você clique em "Colunas" no canto superior direito e marque as colunas:

Concorrência;
Pesquisas locais mensais;
Tendências de pesquisas locais;
CPC Aproximado.
Nota: para ver todos estes itens no Google Keyword Tool você PRECISA ter uma conta registrada no Google, senão não tem acesso.







Concorrência

Ao contrário do que muita gente pensa, a concorrência nessa ferramenta não mostra o quão difícil será para ranquearmos nossas keywords nas buscas, e sim o quão disputada é essa keyword por pessoas que usam links patrocinados, ou seja pessoas que PAGAM para que o Google mostre estes anúncios ou no próprio Google quando a pessoa faz uma pesquisa, ou dentro de um site relevante ao assunto; possivelmente, o nosso site.

Pesquisas locais mensais

Aqui é quantas vezes essa keyword em questão é digitada no Google no Brasil como pesquisa POR MÊS. Ou seja, se o resultado é 12.000 pesquisas mensais, isso vai dar em torno de 400 pesquisas diárias. Há também as pesquisas globais mensais que aí englobam essa mesma pesquisa no mundo inteiro.

Eu geralmente uso pesquisas locais pois dá um resultado mais relevante, mas sinta-se a vontade para dar uma olhada nas globais também.

Tendências de pesquisas locais

Este parâmetro dentro do Google Keyword Tool serve para saber se essa pesquisa é uma pesquisa sazonal ou não. Isso é bom para sabermos se os resultados apresentados estão distorcidos ou são reais.

Como pesquisas sazonais de verão podemos esperar palavras-chaves como "piscinas" ou algo parecido.
Para o inverno, casacos e similares devem ter seus números aumentados. Utilize o pequeno gráfico ali para saber o quão sazonal é a palavra-chave que você está pesquisando.

CPC Aproximado

CPC = Custo por Clique. Esse é basicamente uma indicação do quanto alguém PAGA para o Google para ter seu anúncio exibido e clicado. Lembrando que o Google em si só recebe quando alguém CLICA nos links patrocinados. Somente a exibição não acarreta custos.

Esse artigo foi uma explicação básica da ferramenta de palavra chave (Google Keyword Tool).



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