Introdução ao Google Adwords – Saiba como Gerenciar Uma Campanha de Sucesso


O Google Adwords é a maneira mais fácil e eficaz de obter resultados imediatos com seu site ou loja virtual.  Mostramos aqui uma noção introdutória com dicas fundamentais para uma boa campanha no Adwords.

Muitas pessoas como eu, já tiverem o triste gosto ver seu saldo tornando ao R$0,00 e mesmo com o aumento do tráfego de visitas não obter uma venda sequer. Nem ao menos um pedido de contato. Pois é, é para evitar esse e outros tipos de “desastres” que vamos entender alguns detalhes do funcionamento do Adwords. Desse modo, vamos dimensionar melhor as nossas campanhas.

CONCEITOS BÁSICOS IMPORTANTES – CTR

No final das contas é tudo muito simples, não há nada mirabolante que não consigamos entender. Os algoritmos do Google traduzem informações geradas por usuários em métricas que são usadas pelo Google S/A para identificar se os criadores dos anúncios oferecem um conteúdo de qualidade aos usuários que buscam por produtos ou serviços. Se ao final da análise o algoritmo do Google classificá-lo com um avaliação positiva, o anunciante então pagará menos pelos melhores posicionamentos nos resultados das buscas e/ou nos sites parceiros do Google que exibem seus anúncios.

Click Through Rate (CTR): Este é portanto o indicador de que suas palavras-chave ou anúncios são de qualidade. O Google entende isso da seguinte forma: Cliques / Impressões * 100. Nada menos do que um cálculo simples de percentagem. Veja na imagem abaixo:


Exemplo de ctr´s baixos

Índice de qualidade (IQ ou quality score): É geralmente encontrado observando o nível de keywords e varia entre 1 e 10, desse modo quanto maior o IQ, menor os CPC(custos por clique) e melhor o posicionamento médio do anúncio. O índice de qualidade do Google trabalha em cima de três vertentes:

1. Um percentagem alta de CTR significa que os usuários estão gostando do seu conteúdo. Sendo assim, quando maior o CTR melhor o índice de qualidade.
2. Entre as keywords utilizadas na campanha a relevância é importante, o anúncio de texto e a pesquisa do usuário;
3. Utilizar uma arquitetura bem otimizada visando atentar para o chamado Landing Page.


É importante ter em mente que para conseguir bons resultados com Adwords é preciso entender (Compreender com o sistema de links patrocinados do Google funciona), planejar (traçar uma meta ou objetivo e trabalhar em cima disso) e então investir (sempre otimizando a campanha para pagar menos e obter melhores resultados).

Seleção De Palavras Chave Adwords

Um dos primeiros passos do planejamento de uma campanha de SEO é a definição de palavras-chave. Há muitas ferramentas que ajudam nessa tarefa e o Google Adwords é uma delas, que traz boas informações e é gratuita. Nesse artigo irei mostrar como utilizar essa ferramenta para definir quais termos possuem mais valor em sua estratégia on ou off-page.

Após analisar o conteúdo do seu site e dos principais concorrentes faça um brainstorm e crie uma lista das principais palavras-chave relacionadas. Insira esses termos no Google Adwords para obter mais ideias e variações dos seus termos.


Não esqueça de clicar em "Advanced Options" e configurar para "Brazil" e "Portuguese"
Clique em “Local Monthly Searches” para visualizar os resultados organizados a partir da média de buscas mensais no Brasil dos últimos 12 meses. Agora clique no botão “Download” no canto superior esquerdo da tabela para exportar esses e mais dados para uma planilha do Excel.

Você irá baixar um documento que contém:

• Todas as palavras-chave sugeridas;
• Sua porcentagem de concorrência (ou seja, 1 representa 100% e são os termos que provavelmente serão os mais difíceis de conquistar um bom ranking);
• Estimativa de quantidade de buscas realizadas nos últimos 12 meses para aquele termo;
• As colunas “Ad Share” e “Search Share” são para os sites que investem em Links Patrocinados. Caso você invista, ao fazer o login a ferramenta traz a porcentagem de vezes que o seu site aparece nos Links Patrocinados (“Ad Share”) e nos resultados da busca orgânica (“Search Share”);
• Estimativa de custo por clique nos Links Patrocinados do Google – esses valores ajudam a definir os termos que provavelmente possuem maior taxa de conversão;
• “Extracted from Page” traz a URL de onde a ferramenta extraiu o termo, caso você configure a ferramenta para realizar essa tarefa nas “Advanced Options”
• Média de volume de busca do último ano
Para ficar mais organizado eu gosto de manter apenas as colunas “Keyword”, “Competition”, “Estimated Avg. CPC” e “Local Monthly Search”. As demais colunas podem ser deletadas.




1a edição dos dados do Google Adwords exportados para .csv
O próximo passo é obter um número aproximado de quantas visitas determinada palavra-chave traria caso o seu site fique bem posicionado para a mesma. Para isso, na coluna ao lado de “Local Monthly Searches” insira a fórmula: =D2*0,65
Onde D representa a coluna “Local Monthly Searches” e 0,65 (65%) a porcentagem média que os resultados orgânicos do Google recebem dos cliques, de acordo com uma estimativa do Google CTR (Click Through Rate).
Agora na próxima coluna insira mais uma fórmula: =E2*0,0485
Onde E2 representa a coluna “Cliques Orgânicos Mensais” e 0,0485 (4.85%) a porcentagem média de cliques que os sites que ocupam entre a 2a e 10a posição do ranking do Google.



Planilha com dados do Google Adwords e novas colunas "Cliques Orgânicos Mensais" e "Cliques #2 ao #10 Mensais" com fórmulas
Vale lembrar que esses valores não são exatos, mas ajudam a fazer uma previsão de quanto tráfego o bom posicionamento para determinado termo pode gerar.

Agora é o momento de filtrar as palavras-chave de sua planilha. Delete termos que não são relacionados ao seu conteúdo e termos que possuem volume de busca muito baixo. Done!

Para determinar quais dessas palavras-chave possuem maior valor para sua campanha é necessário analisar alguns pontos (gosto de usar cores de fontes para representar os diferentes valores):
- Concorrência termos (coluna “Competition”):
de 0.00 a 0.35 = concorrência baixa
de 0.36 a 0.70 = concorrência média
de o.71 a 1 = concorrência alta
- “Estimated Avg CPC”:
de $0,00 a $2,50 = custo baixo
de $2,51 a $5,00 = custo médio
acima de $5,01 = custo alto
- Estimativa de tráfego mensal (coluna “Cliques #2 a #10 mensais):
de 0.00 a 300 = tráfego baixo
de 301 a 600 = tráfego médio
de 601 acima = tráfego alto
*Essas métricas variam de acordo com cada campanha, então é importante conhecer bem o seu nicho e o seu site para estipula-las.
O valor das palavras-chave é dado da seguinte maneira:
Dificuldade baixa ou média + custo CPC alto ou médio + volume de busca alto ou médio = termos maior valor
Dificuldade alta + custo CPC baixo + volume de busca baixo = termos menor valor
Em uma nova coluna atribua os valores de cada termo, que podem ser: alto, médio, baixo ou long tail, e então coloque em negrito os que acredita que vale a pena investir.



Palavras-chave definidas com uso da ferramenta Google Adwords.

Pode-se também formatar a planilha para apagar os símbolos “$” e então inserir uma fórmula para multiplicar o valor estimado por clique pela quantidade de visitas mensais (=C2*F2) que seu site pode receber caso fique bem posicionado. No meu exemplo, o valor agregado ao termo “seo” é de U$11.053,68 mensal, valor esse que seria investido em Links Patrocinados para trazer o mesmo volume de tráfego. Isso sem entrar em méritos de taxas de conversão, apenas como curiosidade ou informação interessante para justificar sua campanha internamente – caso seja um SEO in-house – ou para o seu cliente.
Com a planilha pronta e os termos definidos, é hora de analisar o Ranking do Google para as palavras-chave selecionadas e fazer uma “análise da realidade”, como eu gosto de chamar. Ao analisar o perfil on e off-page dos seus concorrentes você acha que o seu site conseguirá bom posicionamento para esses termos?

Seleção De Palavras Chave Adwords

Os sistemas de busca são os maiores aliados para quem possui uma página na internet e quer estar sempre em evidência. Entretanto, é preciso saber usá-los a nosso favor, o que não é uma tarefa tão simples assim. Isso porque para que o seu material seja relevante a ponto de aparecer entre os primeiros resultados de um mecanismo de busca, como o Google, ele precisa estar otimizado, utilizando o poder das palavras-chave.
Palavras-chave definem o tema de uma página e quando utilizadas corretamente, ajudam o usuário a encontrar essa página mais facilmente nos buscadores.
 

A palavra-chave certa no lugar certo
 
Para escolher as palavras-chave que melhor definem o tema da sua página, você pode utilizar algumas ferramentas. Aqui sugiro duas gratuitas do Google:
• Google Adwords External Tool: após fazer um brainstorm e chegar a algumas opções de termos, insira-os na caixa dessa ferramenta, que trará estimativa de volume de busca mensal no Google, competição, valor do clique em links patrocinados e tendência.Caso queira fazer uma análise mais aprofundada desse resultado, veja nosso outro post sobre como usar o Google Adwords para definir palavras-chave.
• Google Trends: quando tiver dúvida entre até cinco termos ou quiser saber a tendência de buscas, ess ferramenta traz um gráfico e resultados por localidade.
 
Após selecionadas, insira-as nos seguintes pontos da página/texto:
URL: Procure deixar a URL curta e separe as palavras com hifens
Título do artigo/página: Insira o título no início + nome site
Descrição: Apesar de não ser um fator de rankeamento, é importante inserir palavras-chave na descrição, pois as mesmas ficam em negrito quando uma pesquisa é feita
Imagens: Insira a palavra-chave no nome do arquivo e alt text
Corpo do texto: Procure inserir as palavras-chave e variações ao longo do texto, mas de maneira que pareça natural e sem exageros.
Utilize negrito e itálico em algumas palavras-chave e frases principais.
Insira links para outras páginas do seu site, quando pertinente.
 
Aqui segue um exemplo de uma página “perfeitamente” otimizada para o termo “Chocolate Donuts”:




Postar um comentário

0 Comentários